segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Previsões para a Temporada 2016/2017 - Conferência Oeste (Parte 2)


LOS ANGELES LAKERS
Staples Center 
TÍTULOS – 16 (2010, 2009, 2002, 2001, 2000, 1988, 1987, 1985, 1982, 1980, 1972, 1954, 1953, 1952, 1950, 1949)
ÚLTIMA CAMPANHA: 15º na Conferência Oeste (Fora dos Playoffs)
EXPECTATIVA PARA 16/17: Melhorar a campanha anterior


Os Lakers entram para a nova temporada com mais perspectivas, mas não necessariamente vencedoras ainda. Luke Walton deixou de ser assistente em Golden State para assumir a equipe e pretender realizar um trabalho melhor que o seu antecessor Byron Scott, principalmente no que diz respeito à evolução dos jovens talentos. Essa temporada não terá o clima de despedida de Kobe Bryant e os novatos devem amadurecer para serem os novos protagonistas em breve. D’Angelo Russel, Jordan Clarkson e Julius Randle agora terão a companhia de Brandon Ingram, segunda escolha do último draft. Ao lado de veteranos como Luol Deng, Timofey Mozgov e Metta World Peace, o grupo tentará pavimentar caminhos sólidos, visando o retorno aos tempos de glória o mais breve possível.


HOUSTON ROCKETS
Toyota Center
TÍTULOS – 2 (1994, 1995)
ÚLTIMA CAMPANHA: Primeira rodada dos Playoffs
EXPECTATIVA PARA 16/17: Briga por uma vaga nos playoffs na Conferência Oeste com mando de quadra

Em 2014/2015 o Rockets se superou e chegou à final do Oeste, resultado de certa forma inesperada por conta do basquete apresentado (e da improvável virada diante dos Clippers). Em 15/16, o time decepcionou e se classificou nos últimos dias da temporada regular e foi varrido impiedosamente pelos Warriors. Para este ano, a expectativa é muito boa. Quem assume o time é Mike D’antoni, questionado por muitos, mas que inegavelmente é capaz de fazer um sistema ofensivo funcionar. Juntando a sua forma de pensar basquete com a forma com que a franquia busca implementar há algum tempo (com jogo baseado nas estatísticas e com enfoque nos chutes de fora), a combinação é coerente e pode dar certo. James Harden já foi o escolhido como o armador principal da equipe e muito provavelmente estará entre os cestinhas da temporada.


DENVER NUGGETS
Pepsi Center
TÍTULOS – Nenhum
ÚLTIMA CAMPANHA: 11º na Conferência Oeste (Fora dos Playoffs)
EXPECTATIVA PARA 16/17: Melhorar a campanha anterior

A última temporada terminou sem classificação para os playoffs, mas não impediu que os Nuggets desenvolvessem os seus ótimos talentos. A dupla europeia de pivôs composta pelo sérvio Nikola Jokic e pelo bósnio Jusuf Nurkic tem evoluído consideravelmente, assim como o armador Emmanuel Mudiay, que precisará um pouco mais consistente após o período de adaptação inicial na NBA. Se Wilson Chandler e Danilo e Danilo Gallinari conseguirem se manter longe das lesões e alcançarem boas médias na pontuação podem fazer com que Denver surpreenda nessa temporada.


DALLAS MAVERICKS
American Airlines Center
TÍTULOS – 1 (2011)
ÚLTIMA CAMPANHA: Primeira rodada dos playoffs
EXPECTATIVA PARA 16/17: Briga por uma vaga nos playoffs na Conferência Oeste

A franquia é comandada por Rick Carslile, um dos melhores técnicos da liga, e conta com o excelente, mas veterano Dirk Nowitzk. Somam-se a eles nesta temporada Harrison Barnes e Andrew Bogut, dois ex-Warriors. Se não é considerado um dos favoritos no Oeste, ao menos sabemos que esses são motivos que podem indicar que o time tem capacidade para sonhar com uma das vagas aos playoffs. O problema é que o elenco não é dos melhores e se Deron Williams e Wesley Mathews não se livrarem do histórico de lesões, os Mavs podem ficar pelo caminho mais cedo do que o esperado.

OKLAHOMA CITY THUNDER
Chesapeake Energy Arena
TÍTULOS – 1 (1979 quando era Seattle SuperSonics)
ÚLTIMA CAMPANHA: Final da Conferência Leste
EXPECTATIVA PARA 16/17: Classificar-se para os playoffs

Não será nada fácil para o OKC lidar com a perda de Kevin Durant, um dos melhores jogadores dessa geração. O impacto na equipe e exigirá grandes mudanças. Por outro lado, o time ainda conta com Russell Westbrook, que estará em todos os lugares da quadra e comandará as ações ofensivas, iniciando a temporada com a expectativa de ser uma verdadeira máquina de pontuar. Oklahoma deposita muitas esperanças na evolução de outros dois jogadores para tornar o time mais coeso. Steven Adam deve tomar conta do garrafão já que Serge Ibaka rumou para Orlando, e Victor Oladipo, jovem promessa que pretende melhorar seu desempenho defensivo e ofensivo. Billy Donovan, que mostrou ótimas qualidades no comando do time, terá o desafio de superar as carências de seu elenco para se classificar aos playoffs.


LOS ANGELES CLIPPERS
Staples Center
TÍTULOS  - Nenhum
ÚLTIMA CAMPANHA: Primeira rodada dos Playoffs
EXPECTATIVA PARA 16/17: Semifinal do Leste

Sempre apontado como um dos favoritos de sua conferência, os Clippers ainda não conseguiram alcançar uma final. Seja pela incompetência de fechar uma série de 3 a 1 diante dos Rockets (após vencer San Antonio em uma das séries mais espetaculares dos últimos tempos), ou por desmoronar em lesões e no elenco limitado no ano passado diante do Portland, o time comandado por Doc Rivers acabou ficando pelo caminho. A cobrança pela conquista de resultados mais expressivos pelos jogadores qualificados que tem é um fator que traz muita pressão aos vermelhos de Los Angeles. Com concorrentes tão fortes como Warriors e Spurs, é difícil imaginar o Clippers quebrando a lógica e conquistando um título inédito. Por outro lado, se o time conseguir manter Chirs Paul, Blake Griffin e DeAndre Jordan saudáveis durante a temporada deve conquistar uma boa posição nos playoffs e com alguma dose de sorte tentar algo além do que tem conseguido ultimamente. Raymond Felton e Mo Speights chegam para dar mais qualidade ao banco de reservas.

SAN ANTONIO SPURS
AT&T Center
TÍTULOS – 5 (1999, 2003, 2005, 2007, 2014)
ÚLTIMA CAMPANHA: Semifinal da Conferência Oeste
EXPECTATIVA PARA 16/17: Chegar na final de Conferência

O time do Texas não terá mais Tim Duncan, uma das grandes estrelas da história da franquia e da NBA, que se aposentou no final da última temporada de forma discreta, bem ao seu estilo. De todo modo, transições não são problemas para a equipe comandada por Greg Popovic, sempre considerada como candidata ao título. Se há uma certeza na NBA desde o fim dos anos 1990 é a de que o Spurs será competitivo com o seu modelo de basquete coletivo e isso é reconhecido por toda liga. LaMarcus Aldridge e Kawhi Leonard são as principais peças no atual elenco e devem ser bastante utilizados mesmo no sistema de rotação adotado por Popovic, afinal a briga pela ponta do Oeste é sempre feroz. Eles ainda contarão com o apoio do núcleo de veteranos Tony Parker, Manu Giníbilli e o recém contratado Pau Gasol.

GOLDEN STATE WARRIORS
Oracle Arena
TÍTULOS – 3 (1947, 1975, 2015)
ÚLTIMA CAMPANHA: Vice-Campeão
EXPECTATIVA PARA 16/17: Briga pelo título

Depois de sofrer uma dolorosa e histórica virada que impediu o bicampeonato na última final diante de Cleveland, o Golden State Warriors parece ter lambido todas as suas feridas e estar pronto para os próximos desafios. Não que Stephen Curry, Klay Thompson e companhia tenham esquecido por completo o título que escapou após o recorde de vitórias na temproada regular (73), mas pelo fato de que o time adicional Kevin Durant ao elenco. Será interessante ver como KD irá se adaptar ao novo time e como funcionarão as coisas para GW. A princípio ele se mostrou muito a vontade com o esquema coletivo adotado pelos novos companheiros. Se Harrison Barnes e Andrew Bogut saíram, Zaza Pachulia chega para fazer o trabalho sujo de garrafão e é parte do poderoso elenco de apoio dos Warriors que ainda conta com Andre iguodala, Shaun Livingston e David West.

Nenhum comentário:

Postar um comentário