quinta-feira, 30 de maio de 2013

O caminho até a final: Uberlândia - A merecida surpresa


A apenas dois dias da final, farei aqui no blog uma análise da campanha dos finalistas. Veremos hoje a trajetória do Uberlândia, que fará no próximo sábado diante do Flamengo a sua primeira final de NBB. Os comandados de Hélio Rubens fizeram uma bela campanha até aqui e agora vão tentar a conquista inédita. Abaixo, os principais números da equipe:

Campanha na fase de classificação: 3º lugar (25 vitórias – 9 derrotas)
Quartas de Final: Venceu o Pinheiros por 3 a 2.
Semifinais: Derrotou Bauru por 3 a 0.
Médias da equipe no NBB5: 84,5 pontos por jogo / 30,8 rebotes / 17,5 assistências.
Cestinha: Robert Day - 18.1 pontos por jogo
Líder em assistências: Robby Collum – 5,8 por jogo
Líder nos rebotes: Cipolini – 5,8 por jogo
Contra o Flamengo: 5 vitórias – 6 derrotas (derrota para o rubro-negro nas quartas de final da edição passada).

Para sair da HSBC Arena com o título, Uberlândia precisará de uma boa atuação da sua principal estrela e candidato ao MVP da temporada, Robert Day. Alternar suas boas infiltrações e seu certeiro chutes de três para deslocar a marcação flamenguista é uma das chaves para vitória. O auxílio de Cipolini no garrafão será fundamental, principalmente na defesa, mesmo considerando que o número de rebotes da equipe do triângulo mineiro é bem divido entre vários jogadores.
O longo tempo sem atuar poderá ser fator positivo. A equipe jogou pela última vez no dia 18 de maio, quando fechou a série diante de Bauru e pôde se preparar física e mentalmente para a decisão. A grande questão é como Uberlândia lidará com a pressão de jogar fora de casa, com ginásio lotado (os 15 mil ingressos já foram esgotados) e com a pressão de decidir o título pela primeira vez.

Qual seu palpite para a final? Acredita no Uberlândia? Dê seu palpite.

2 comentários:

  1. Bruno, eu costumo dizer que Uberlândia foi o "come quieto" deste campeonato rs. Foi uma equipe que muita gente não deu bola, mas que sempre esteve ali entre os primeiros.

    Caso Uberlândia perca, não acredito que será pela pressão da torcida, pois o que não falta nesse time é macaco véio rsrsr.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André,
      Eu mesmo, até o meio do segundo turno achei que era fase e tudo mais. Uberlândia, porém, tratou de me desmentir e chegar com todo o mérito na final, como fiz questão de destacar no título do post.
      Abs.

      Excluir